DESERTO - Lugar de Milagres!
Quando pensamos em deserto, logo nos vem à mente um lugar seco, áspero, improdutivo, sem árvores, com sol escaldante, solitário... com algumas vezes, ventos que, de tão fortes, podem nos arrastar. Um lugar sem água, sem alimentação.
Por que estamos falando de deserto?
Tiago 1:12
Como passar num lugar desses?
Irmãos, na nossa caminhada, em alguns momentos, somos levados a passar temporariamente pelo deserto, onde temos provações totalmente contrarias à nossa vontade. Certamente, o deserto não é o melhor lugar para se estar, muito menos para se viver. Entretanto, DEUS tem propósitos com o deserto.
O deserto chega à nossa vida sempre com enfrentamento, tomamos novo posicionamento, aprendemos a esperar na certeza de que tudo logo vai passar, porque é neste momento que DEUS está no controle.
Todos nós passamos por este lugar aparentemente desabitado, porque é necessário, mas andar por este lugar é temporário, é rápido. Muitas vezes, nos perguntamos? “Por que passamos pelo deserto?”.
Deserto é um breve tempo em nossa vida permitido por DEUS. No deserto, entramos em contato com muitas particularidades nossas, tais como: entramos no esconderijo do nosso coração e organizamos situações que ficaram para traz; sentimos solidão, tristeza; passamos por medos. Mas, não podemos deixar de lembrar que, no deserto, o sol é escaldante, por isso somos aquecidos pela presença de DEUS.
A lista dos homens de DEUS que passaram pelo deserto é extensa. Vejamos alguns:
- José, quando foi lançado em um poço e, depois, vendido como escravo.
- O servo Moisés, que pastoreou as ovelhas de forma isolada e muito solitária durante quarenta anos.
- Jó, que foi levado a enfrentar as trevas. Perdeu a saúde, os bens e todos os filhos. Não teve ao menos o apoio da esposa, a qual também sofria.
POR QUE DEUS NOS CONDUZ AO DESERTO?
“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo” (Is. 43: 18, 19).
Deserto é lugar de parada obrigatória para o nosso crescimento. É uma área para jogar fora as coisas velhas, ruins e inúteis da nossa vida para receber o novo. É um momento para crescer e receber os milagres de DEUS. Toda etapa é determinada. E há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo para tudo debaixo do céu e um propósito (ver Ecl. 3), mas principalmente no deserto, é tempo de curar e edificar. DEUS realiza mudanças, transformações e grandes milagres quando passamos pelo deserto com entendimento.
1) Deserto é local de passagem e não de moradia
DEUS não criou o deserto para ser morada permanente, mas, sim, um lugar de posicionamento na presença do Senhor. É um momento em que seguramos na mão de DEUS, redobramos a nossa fé e somos conduzidos à terra prometida. “Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel” (Nm. 14:8).
2) Deserto é local de se conhecer a si mesmo
Neste lugar ermo, solitário, conhecemos, na íntegra, o nosso “eu”. Entramos em contato com nossas angústias. É um lugar de total aprendizado, onde o nosso coração se revela sem reservas para DEUS. É um lugar onde buscamos um caráter diferente e entendemos que precisamos ser servos para receber as promessas. “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração” (Os. 2: 14).
3) Deserto é lugar de encontro com DEUS
Simboliza um momento de muita angústia, de muito sofrimento, como quando, por exemplo, perdemos entes queridos, passamos por períodos de doenças físicas, emocionais, por dificuldades financeiras, entre tantas outras situações que, verdadeiramente, caracterizam um deserto. Neste momento, não temos que temer, porque agora, estamos vivendo o nosso encontro com DEUS.
Sua vida não será mais a mesma. Você receberá um novo sopro do Espírito Santo. No deserto, não resistimos à voz de DEUS. No deserto, o confronto é real. É um lugar em que vivemos o chamado e, certamente, mudamos a nossa história.
No deserto, aceitamos o chamado do Senhor. “Porque o Senhor consolará a Sião, e consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden e a sua solidão, como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ações de graça e voz de melodia” (Is. 51: 3).
Amados irmãos, o deserto é lugar de fortalecimento. Se o Senhor nos permite passar pelo deserto é porque Ele está conosco, liberando cura, salvação, restauração e milagres!
Não se esqueça este deserto que esta passando: não é para a morte, mas, sim, para transformação renovo e vida!
FONTE: http://www.preparandovidas.com/2015/09/palavras-de-deus-aos-que-estao-passando.html