O "DEIXAR IR"!
Por conta de minha criação e formação profissional sempre gostei muito de ler e de escrever. À época da faculdade pude ter contato com o material produzido por aqueles que são considerados os maiores pensadores da humanidade, e é claro que fui muito influenciada pelo modo humanista e relativista que boa parte deles defende. Mas nada atrapalha os planos de Deus, pois hoje percebo que desde sempre Ele estava me preparando não somente para falar sobre História e Política, mas estava me preparando para levar o nome de Jesus Cristo por onde eu passar e Ele mandar. A soberania do Senhor se manifesta inclusive em nossas atividades profissionais. Veja:
"Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor chamou por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o encheu do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício, para inventar obras artísticas, para trabalhar em ouro, em prata e em bronze, em lavramento de pedras para engastar, em entalhadura de madeira, enfim, para trabalhar em toda obra fina. Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a estes encheu de sabedoria do coração para exercerem todo ofício, seja de gravador, de desenhista, de bordador em azul, púrpura, carmesim e linho fino, de tecelão, enfim, dos que exercem qualquer ofício e dos que inventam obras artísticas." Exôdo 35:30-35
Bom, estou falando isso porque hoje falarei sobre um dos livros que li e que muito provavelmente você conheça. O livro em questão é COMO DEUS PODE E VAI RESTAURAR O SEU CASAMENTO - deErin Thiele. Afirmo sem o menor constrangimento que eu gosto muito desse livro, aliás ele foi muito especial dentro da história que Deus preparou para me resgatar. É um livro abençoado pois destaca a importância do casamento, apesar de atualmente tudo dizer que os relacionamentos são descartáveis. Além disso, durante todo o livro a autora nos incentiva e nos instrui a ler a Bíblia. Me arrisco a afirmar que é um livro aprovado pelo Espírito Santo de Deus.
Uma das coisas que me fazem acreditar nessa minha afirmação, é que embora seja muito bom, o livro de Erin é também cheio de falhas, sendo isso na minha humilde opinião uma marca especial. Deus é tão maravilhoso e perfeito, que não permitiu que nenhum, eu disse NENHUM livro além da Bíblia fosse genuína e completamente verdadeiro e inerrante. Se mesmo sendo falho, o livro da Erin se tornou sagrado para um grande número de mulheres, imaginem se tal livro fosse infalível.
Conheço mulheres que já leram esse livro dezenas de vezes. Recitam trechos como se fossem versículos, e obedecem às lições ali sugeridas como se fossem mandamentos. A Bíblia fica lá, no canto da sala, enfeitando a estante, enquanto o livro da Erin está gasto, todo grifado, cheio de anotações e post its. As falas dessas mulheres se baseiam quase que unicamente no que diz o livro, e seu conhecimento bíblico se reduz aos versículos que a autora indica ao longo de sua obra. Claro que não podemos generalizar, mas um grande número de mulheres está usando esse livro de maneira equivocada.
Em minha opinião, o livro tem mais qualidades do que defeitos, pois nos chama atenção para pontos fundamentais de nossa jornada nos colocando no centro da questão, jogando sobre nossos ombros a responsabilidade que geralmente queremos atribuir ao cônjuge. O tempo todo o livro nos induz a olhar para nós mesmas, tirando o foco de nossos maridos. O livro só deixa de apontar para nós, quando de maneira qualificada, aponta para Jesus. Não como nosso algoz, mas como o único capaz de reverter a situação dramática em que nos encontramos ao começar a ler aquelas páginas.
Finalmente vamos ao que interessa, a razão por eu ter decidido escrever sobre esse assunto: O "DEIXAR IR !". Não dava para começar direto no assunto, sem fazer as observações que fiz anteriormente, e você me entenderá mais adiante. Das várias coisas acertadas que são tratadas no livro, o "deixar ir" é o que mais nos chama atenção, e é nosso maior desejo a partir do momento que lemos sobre ele. Algumas mulheres entendem que só terão seus maridos de volta depois de alcançarem o "deixar ir". Mas isso é tão maluco que chega até ser engraçado.
Preciso "deixar ir" para ele voltar! Preciso "deixar ir" para ele voltar! Preciso "deixar ir" para ele voltar! Preciso "deixar ir" para ele voltar!... Oi?! Pare e pense o quanto isso não faz o menor sentido. Como alguém vai deixar ir, aquilo que ela quer que volte? Ou como eu vou querer de volta, se já deixei ir? Acredito que a dificuldade encontrada pela maioria das pessoas que tentam o "deixar ir", ocorre por falta de compreensão do que a autora do livro quis nos ensinar, por isso espero que o Senhor me use para esclarecer algumas questões.
"Com muita facilidade e rapidez desviaram-se do Caminho que Eu lhes havia ordenado. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, e o estão adorando e lhe estão oferecendo louvores e sacrifícios e proclamaram em alta voz: ‘Este é o teu Deus, ó Israel, que te fez subir do Egito!’”Êxodo 32:8
"Não terás outros deuses além de mim... Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porquanto Eu, o SENHOR teu Deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam," Êxodo 20:3-5
O "deixar ir" apontado por Erin ,é nada mais nada menos do que colocar as coisas no lugar. É deixar ir tudo para as mãos do Senhor, não é lançar fora do seu coração. É colocar seu marido, no lugar correspondente ao que um marido deve ocupar. Nem um degrau abaixo, e nem um degrau acima. Deus quer ocupar o lugar que é somente dEle, mas que nós, por conta de nossos pecados, entregamos à outras pessoas e coisas. No meu caso particularmente, eu era o ídolo que ocupava o lugar do Senhor. Eu me idolatrava, e incentivava que meu marido me idolatrasse também. Minha vida era uma grande e completa bagunça. Mas o "deixar ir" para as mãos do Senhor foi colocando tudo em seu devido lugar.
Por mais perfeita e bonita que seja uma casa, ela exige de nós que a usemos da maneira adequada. A cozinha deve ser usada como cozinha, o quarto deve ser usado como quarto, o banheiro serve para ser usado como banheiro. Mas muitas de nós sem perceber, estavam fritando bifes nos dormitórios, recebendo as visitas no banheiro, e dormindo na cozinha. É claro que mais cedo ou mais tarde isso iria acabar dando errado. E deu!
O "deixar ir" é a mais difícil de todas as lições propostas no livro por que implica necessariamente em confiança, fé, e auto anulação.
"Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará."' Lucas 9:23-24
"Deixar ir" é entregar o seu maior desejo nas mãos do Senhor.Mas atenção, porque muitas se enganam aqui. É entregar o seu maior desejo nas mãos do Senhor, sem esperar que Ele te devolva o que você entregou. É entregar por ter a plena convicção de que Ele sabe e tem o melhor para você, mesmo que for completamente diferente do que você espera. Portando, "deixar ir" seu marido é sim deixar de ir atrás dele, é parar de telefonar, é parar de bancar a detetive, é parar de usar seus filhos e bens para manipulá-lo, é permitir que ele se envolva com quem ele quiser, é não provocar a OM (outra mulher), é muitas vezes passar necessidades, é ouvir calada, é muitas vezes aceitar humilhações e mais uma série de coisas muito dolorosas.
Mas nada disso adiantará se você ainda achar que sua felicidade depende da restauração do seu casamento. Nada disso funcionará se você achar que precisa do seu marido para tocar a sua vida em frente. Nada disso funcionará se o seu marido estiver ocupando o lugar errado em sua vida e se você confia a sua vida à pessoas.
"Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força e motivação, mas cujo coração se afasta do SENHOR!" Jeremias 17:5
"Não conteis com os príncipes, com meros seres humanos: são incapazes de salvar!" Salmo 146-3
"Sendo assim, desisti de acreditar no ser humano, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Afinal, que valor tem o homem?" Isaías 2:22
"Deixar ir" é saber que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:1), portanto, mesmo que as coisas não saiam da maneira como tanto desejamos, continuaremos com a certeza de que ficaremos bem, pois nEle temos tudo o que precisamos. Ele é (ou deveria ser) nosso primeiro amor. Para conseguirmos alcançar esse estágio muitas vezes Ele vai tirando tudo de nós, Ele fará o que for necessário para que cada uma de nós, que fomos chamadas a perseverar pela restauração de nossos casamentos, descubra que o deserto é na verdade um "spa celestial". Não somos vitimas, somos privilegiadas. Ele quer nos libertar da ilusão de que precisamos de pessoas e de coisas para sermos felizes.
"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis outra vez a um jugo de escravidão."Gálatas 5:1
Chega de sermos escravas de um estado civil ou de circunstâncias. Cada vez que você deixa de louvar ao Senhor pela sua vida, cada vez que você chora pela ausência do seu marido, você está dizendo que a presença de Deus não lhe é suficiente, e que a companhia do seu marido é melhor do que a companhia dEle. "Deixar ir" não é não se importar, deixar de amar, ou desistir. É crer que as coisas do alto são mais importantes, é crer que Deus sabe muito bem o que, o como, e o quando. É negar a si mesmo e a própria vontade. É entregar seu marido, seus filhos, sua casa e todas as áreas da sua vida para que Deus as administre, confessando os seus pecados, sua incompetência e sua incapacidade de resolver algo sem o auxílio do Senhor.
Por fim, Erin nos fala que observou que as restaurações costumam acontecer logo depois que as mulheres conseguem praticar o "deixar ir". Mas cuidado porque isso é uma observação da autora, pois o tempo certo somente Deus sabe qual é. O propósito do Senhor é muito maior do que restaurar nossos casamentos. O propósito dEle é a nossa salvação. Talvez o tempo do Senhor para a restauração do seu casamento esteja atrelado à outras coisas além do "deixar ir". Mas até nisso o "deixar ir" é importante, pois as pessoas que atingem esse patamar lidam de forma diferente e menos sofrida com a espera. Então queridas, que o livro da Erin nos sirva, mas que nunca substitua o lugar da Bíblia em nossas vidas. É a Bíblia que vai nos fazer conhecer a esse Deus tão maravilhoso, a ponto de não termos mais nenhum receio de deixar ir tudo para as Suas mãos. Tudo o que precisamos saber para vivermos da maneira que agrada a Deus está nas Sagradas Escrituras. Ele é o manual de instruções que nos ensina a mexer em todos os "equipamentos" de nossa vida.
Pai querido, amado e soberano, nos ensine a entregar tudo em suas mãos, mas não por barganha e sim por amor. Não por interesse, mas sim por fé. É o que te peço em nome de Jesus. Amém!
Obs: O sermão abaixo mudou a minha maneira de enxergar o "deixar ir",
assistam!
