2° DEVOCIONAL DESERTO - MOISÉS


    Moisés passou grande parte da sua vida no deserto liderando o povo de Israel. Ele foi paciente e um líder exemplar. Seu deserto foi árido e tremendamente esgotante. Moisés passou por diversos momentos difíceis enquanto liderava o povo.

    Ele vivenciou decepções com o povo que liderava, e desobedeceu a Deus quando feriu a rocha. No final das contas, nem na terra prometida ele entrou depois de 40 anos. Mas Moisés também vivenciou maravilhas no deserto. Ele foi chamado pelo Senhor naquela sarça, foi protegido pela coluna de nuvem e depois aquecido e guiado pela coluna de fogo de noite. Assistiu o mar vermelho se abrir, provou do maná, viu a água amarga de Mara se tornar doce, foi o transmissor dos dez mandamentos e das ordens do Tabernáculo. Muitas outras coisas Moisés viveu, mas o principal e mais importante foi que ele conversou com Deus e teve um relacionamento íntimo com o Senhor.

    Podemos ser cristãos exemplares, fazermos aquilo que Deus manda, e mesmo assim irmos para o deserto. E os desertos mais difíceis de compreender são os desenhados pelos planos de Deus para nós. Na verdade, o deserto de um verdadeiro cristão nunca é por acaso, e ter esta convicção pode nos ajudar a passar por ele. 

    Deus usou Moisés. Ele pessoalmente chamou e conversou com Moisés. Deus tinha um plano para a vida dele. Quem somos nós para julgar os métodos do Criador? No deserto aprendemos e amadurecemos. Mesmo que o deserto seja muito desgastante, ele se torna necessário. E saber que Deus não perdeu o controle da nossa vida deixa o deserto ainda mais interessante. 

    No meio do seu deserto, lembre-se sempre de consultar o Senhor.  Não se esqueça que mesmo em meio a momentos difíceis é possível vivenciar maravilhas, vitórias e milagres. Quando tudo parecer perdido, lembre-se que você viu o mar se abrir e a muralha de fogo lhe aquecer. Vai ficar tudo bem.            
Êxodo 3:2-12
2Ali o Anjo do Senhor apareceu a ele numa chama de fogo no meio de um espinheiro. Moisés viu que o espinheiro estava em fogo, porém não se queimava. 3Então pensou: “Que coisa esquisita! Por que será que o espinheiro não se queima? Vou chegar mais perto para ver.”
4Quando o Senhor Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse:
— Moisés! Moisés!
— Estou aqui — respondeu Moisés.
5Deus disse:
— Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado.
E Deus continuou:
6— Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
Aí Moisés cobriu o rosto porque ficou com medo de olhar para Deus.
7Então o Senhor disse:
— Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. 8Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. 9De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam.10Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.
11Moisés perguntou a Deus:
— Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel?
12Deus respondeu:
— Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei.

Êxodo 13:21-22
21Durante o dia o Senhor ia na frente deles numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante a noite ele ia na frente deles numa coluna de fogo, para iluminar o caminho, a fim de que pudessem andar de dia e de noite. 22A coluna de nuvem sempre ia adiante deles durante o dia, e a coluna de fogo ia durante a noite.

Êxodo 33:11

11Senhor Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo. Depois Moisés voltava para o acampamento. Porém Josué, filho de Num, o moço que era o auxiliar de Moisés, ficava na Tenda.

Deuteronômio 32:10-11

10Deus os encontrou perdidos no deserto,
numa região onde viviam animais ferozes.
Chegou perto, cuidou deles
e os protegeu como se fossem a menina dos seus olhos.
11Como a águia ensina os filhotes a voar
e com as asas estendidas os pega quando estão caindo,
assim o Senhor Deus cuida do seu povo.

Salmos 78:13-19
13Ele dividiu o mar
e levou os israelitas pelo meio dele;
ele fez com que as águas
se levantassem como muralhas.
14Durante o dia, ele os guiava
com uma nuvem
e de noite os conduzia
por meio de um clarão de fogo.
15Ele partiu rochas no deserto
e das profundezas da terra
tirou muita água para o povo beber.
16Fez com que nascessem fontes na rocha
e que água corresse como um rio.
17Mas os nossos antepassados
continuaram a pecar contra Deus;
eles se revoltaram no deserto
contra o Altíssimo.
18De propósito, puseram Deus à prova,
pedindo a comida que queriam.
19Falaram contra ele, dizendo:
“Será que Deus pode nos dar comida
no deserto?

Salmos 32:8

8Senhor Deus me disse:
“Eu lhe ensinarei o caminho
por onde você deve ir;
eu vou guiá-lo e orientá-lo.

BLOG NÃO TENHA MEDO, TENHA FÉ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CORAÇÃO DO HOMEM TRAÇA O CAMINHO, MAS O SENHOR LHE DIRIGE OS PASSOS.

PALAVRA DO DIA- O tempo favorável de DEUS!

A ORAÇÃO A CHAVE DA VITORIA.