3° DEVOCIONAL DESERTO- ELIAS
Elias era um poderoso profeta de Deus. Um homem que, com a autoridade e unção do Espírito Santo, marcou uma geração – seu nome se encontra na lista dos maiores profetas do Antigo Testamento.
Elias foi levantado por Deus para profetizar no Reino do Norte em um dos momentos mais complicados da história do povo de Israel. Elias, de forma corajosa e guiada por Deus, profetiza a Acabe e, cheio de coragem, o desafia. Depois, cheio de fé, encontramos ele vendo uma tempestade em uma nuvem do tamanho da mão de um homem. Que grandes momentos!
O problema é quando chegamos no capítulo 19 de 1 Reis, e vemos Elias correndo para o deserto. Jezebel queria matá-lo, e quando tudo parecia ter terminado, o momento mais obscuro de Elias começa. Ele foge com medo. E com o coração pesado, ele senta embaixo de uma árvore e pede para morrer.
No monte Carmelo Elias vivenciou uma vitória. Deus se provou o único Deus e o povo adorou ao Senhor. Os profetas de Baal foram mortos. Quanta adrenalina! Tudo estava dando certo. Só que depois de uma experiência incrível na montanha, agora chegou a hora de lidar com o deserto.
Deus não estava no fogo e nem no terremoto, mas falou com Elias na brisa suave. Elias então respondeu de forma triste, dizendo que estava sozinho. Ele parecia perdido, sabia que não estava sozinho por causa da sua conversa com Obadias, mas seus pensamentos negativos o fizeram acreditar nisso.
Quantas vezes em nossos desertos encontramos tristezas, e lutamos contra a depressão e a solidão. Estes também são muito difíceis de serem vencidos. Mas Deus cuidou de Elias, lhe deu comida e uma missão.
Pode parecer que você está sozinho nesse deserto. O fogo veio e Deus não estava. O terremoto aconteceu e você não encontrou Deus de novo. Fique tranquilo. A certeza de não estarmos sozinhos nos faz entender que nem sempre Deus vai nos livrar dos momentos difíceis, mas Ele vai estar conosco em todo o tempo, nos capacitando e nos direcionando. Nesse deserto, mesmo que tudo esteja muito silencioso, você nunca esteve sozinho. Deus está na brisa suave.
1Reis 18:36-44
36Quando chegou a hora do sacrifício da tarde, o profeta Elias chegou perto do altar e orou assim:
— Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó! Prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem. 37Responde-me, óSenhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, oSenhor, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti!
38Então o Senhor mandou fogo. E o fogo queimou o sacrifício, a lenha, as pedras, a terra e ainda secou a água que estava na valeta. 39Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram:
— O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
40Elias ordenou:
— Prendam os profetas de Baal! Não deixem escapar nenhum!
Todos foram presos, e Elias fez com que descessem até o riacho de Quisom e ali os matou.
O fim da seca
41Então Elias disse ao rei Acabe:
— Agora vá comer, pois eu já estou ouvindo o barulho de muita chuva.
42Enquanto Acabe foi comer, Elias subiu até o alto do monte Carmelo. Ali ele se inclinou até o chão, pôs a cabeça entre os joelhos 43e disse ao seu ajudante:
— Vá e olhe para o lado do mar.
O ajudante foi e voltou dizendo:
— Não vi nada.
Sete vezes Elias mandou que ele fosse olhar. 44Na sétima vez, ele voltou e disse:
— Eu vi subindo do mar uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem.
Então Elias mandou:
— Vá aonde está o rei Acabe e lhe diga que apronte o carro e volte para casa; se não, a chuva não vai deixar.
1Reis 19:1-13
1O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetasdo deus Baal. 2Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado:
— Que os deuses me matem, se até amanhã a esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas!
3Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante 4e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim:
— Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados .
5Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse:
— Levante-se e coma.
6Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo. 7O anjo do Senhor Deus voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo:
— Levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem.
8Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado. 9Ali ele entrou numa caverna para passar a noite, e, de repente, o Senhor Deus lhe perguntou:
— O que você está fazendo aqui, Elias?
10Ele respondeu:
— Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. Mas o povo de Israel quebrou a suaaliança contigo, derrubou os teus altares e matou todos os teus profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!
11O Senhor Deus disse:
— Saia e vá ficar diante de mim no alto do monte.
Então o Senhor passou por ali e mandou um vento muito forte, que rachou os morros e quebrou as rochas em pedaços. Mas o Senhor não estava no vento. Quando o vento parou de soprar, veio um terremoto; porém o Senhor não estava no terremoto. 12Depois do terremoto veio um fogo, mas oSenhor não estava no fogo. E depois do fogo veio um sussurro calmo e suave.
13Quando Elias ouviu o sussurro, cobriu o rosto com acapa. Então saiu e ficou na entrada da caverna. E uma voz lhe disse:
— O que você está fazendo aqui, Elias?
1Pedro 5:7
7Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.
Romanos 8:38-39
38Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais ; nem o presente, nem o futuro; 39nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Blog Não tenha Medo, tenha Fé.
Romanos 8:38-39
38Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais ; nem o presente, nem o futuro; 39nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Blog Não tenha Medo, tenha Fé.
Comentários
Postar um comentário