O poder da gratidão.

(I Tes 5:15-18)
Você se considera uma pessoa agradecida, ou é daquelas que gosta de reclamar de tudo. O ser humano está se tornando cada vez mais crítico. Por isso a sua primeira reação é de uma análise crítica e de um julgamento, de tudo o que vê ou ouve.  Se está ruim, reclama; se está bom, podia ser melhor. Quanto maior a facilidade,  maior é a chance de  reclamação.
Muitos cristãos querem saber qual a vontade de Deus para a sua vida. Essa é a coisa mais sensata que devemos fazer“Não sejais insensatos, mas procurai saber qual a vontade de Deus para a sua vida”  (Ef 5:17). Uma das vontades reveladas de Deus  é que sejamos gratos a Ele em qualquer circunstância.
Ser grato a Deus não significa viver conformado com a situação. Agradecemos a Deus pelo que já temos alcançado, mas nunca paramos de buscar algo mais elevado. A sua gratidão a Deus não é apenas por aquilo que acontece ou deixa de acontecer na sua vida cotidiana. Sua gratidão a Deus está relacionada com tudo aquilo que ele preparou para você.
Ser grato não é uma questão apenas de educação. É uma questão de natureza. É uma ferramenta que só aquele que tem a vida de Cristo nele, pode experimentar. É uma das “armas da luz”, (Rm 13:12),  que nós podemos nos apropriar para sermos bem sucedidos como filhos de Deus aqui na terra.
Se Deus nos orienta para que sejamos gratos a Ele em qualquer situação, é que ele sabe que essa posição é vantajosa para nós mesmos e nos trará bênçãos, pois a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.  Deus não nos daria uma instrução que não fosse bênção e que também não fosse possível ser cumprida.
v   A gratidão me ajuda nas decisões. Deus trabalha a nosso favor de uma forma tão tranqüila, que às vezes parece que ele não está envolvido no processo.  Deus não toma as decisões por nós, mas ele nos orienta nas nossas decisões“Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher.” (Sl 25:12).

Quando eu habituo o meu coração para a gratidão, isso significa que eu não me apoio na minha força, no meu próprio braço.  Eu reconheço que  é o Senhor que me ajuda a prosperar, que me ajuda nas minhas decisões.  Quando eu reconheço que é Deus quem realiza as obras por mim, eu não tomo decisões por conta própria. Paulo disse“Pela graça de Deus sou o que sou. Trabalhei muito, mais do que todos, todavia, não eu, mas a graça de Deus que está comigo.(I Co 15:10). Quando eu tenho um pensamento de gratidão eu me torno sempre dependente de Deus para tomar qualquer decisão na minha vida. 
A gratidão me faz ter dependência de Deus mesmo nas pequenas coisas.  Assim, quando eu tiver que tomar uma decisão muito importante, eu já estou acostumado a ouvir a direção de Deus.  A gratidão não permite que eu confie em mim mesmo. .  “Maldito o homem que confia no próprio homem, que confia na sua própria força”. (Jr 17:5). A gratidão não permite que eu confie ou busque o que eu sinto, que eu tenho vontade,  mas no que eu devo. Me faz procurar a vontade de Deus.
v   A gratidão me protege da ganância.  Me leva a ver o quanto eu já tenho, ao invés de eu desejar a ver o quanto eu quero ter.
“Rico é aquele que aproveita a oportunidade que tem. Pobre é aquele que lamenta a oportunidade que perdeu.”  Tenho alvos e metas para alcançar, mas preciso pisar na plataforma da gratidão. Devemos sempre desejar ter mais;  porém, nunca devemos deixar de agradecer o que já temos. Dizem que “o contrário do excelente não é o ruim, é o bom.” Ou seja, muitas pessoas não buscam o excelente, não buscam a plenitude de Deus, porque se conformam com o bom que já tem.  Deus trabalha com a plenitude, com o excelente. Excelente é perfeição, é maturidade.  É na perfeição que vem a multiplicação. Com a multiplicação nós podemos abençoar os outros. É nesse ponto que Deus quer nos levar.  Uma pessoa grata para com Deus, ela agradece e aproveita cada oportunidade, para não depender mais dos outros. A gratidão não é uma maneira de nos tornarmos dependentes. “Não é uma bolsa família”. A gratidão nos leva à excelência.
Não espere:
  • Ter muito, para compartilhar um pouco;
  • O melhor emprego, para começar a trabalhar;
  • Ser amado, para amar;
  • Um sorriso, para ser gentil;
  • A mágoa do outro, para pedir perdão;
  • A separação, para reconciliar;
  • A dor, para acreditar na oração;
  • Ter tempo, para servir;
  • A queda, para se lembrar do conselho;

Um coração cheio de gratidão, faz você agir nas coisas pequenas, ou nas pequenas possibilidades.
v   A gratidão protege o nosso pensamento da sugestão maligna. O diabo sempre age no nosso desejo. “As pessoas são tentadas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. (Tg 1:14).   As vezes temos um pensamento puro mas que pode ser contaminado por sugestões do inimigo. O diabo não precisa colocar desejos estranhos dentro de nós. Ele pega os nossos próprios desejos que são bons e necessários, e começa a deturpar, até transformar em desejos maus e  ilícitos. Quando nós falamos palavras de gratidão, o diabo não encontra brechas para colocar suas propostas ilícitas nos nossos desejos.

Paulo e Silas tinham motivos para reclamar ali na prisão, mas eles preferiram louvar a Deus. E a prisão se abriu. O diabo inflama um coração mal agradecido para se revoltar contra as pessoas e contra Deus. O diabo diz: está tudo mal, tudo acabou. Você diz: está tudo bem: o senhor é o princípio e o fim , e ele está comigo.
O diabo oferece a você a mentira, para facilitar as coisas;  você diz: Não, eu já tenho a verdade e nada podemos contra a verdade. O diabo oferece a você o sexo ilícito; você diz, não – eu já sou feliz no meu casamento. Eu ocupo a minha mente com coisas puras. O diabo oferece a você o dinheiro fácil; você diz – não, eu tenho a bênção do trabalho. O diabo oferece a você a ansiedade; você diz, não – eu tenho a paz de Cristo Jesus. O diabo oferece você a tristeza, você diz, não – eu já tenho a alegria do Espírito Santo. O diabo oferece a intriga, a inimizade, você diz – não eu já tenho a comunhão entre os irmãos. O diabo oferece a você vícios, você diz, não – eu sou dependente da Palavra de Deus. Sevocê está grato, está satisfeito, então você não vai morder a isca do inferno.
Gratidão está ligado à fé, não ao sentimento. Você pode não ver nem sentir motivos para agradecer. Mas você entende que Deus não vai falhar na proposta que tem feito à você. Sou grato pelo que eu tenho, pelo que eu faço. O diabo não encontra espaço para colocar seus desejos no meu coração agradecido.
v   A gratidão abre o caminho do perdão e fecha a porta da vingança. Três coisas que o diabo encontra muita dificuldade para fazer: amar de verdade,  agradecer de verdade, perdoar de verdade. E nós só podemos fazer isso porque temos as armas espirituais para faze-los. A gratidão quando olha para o passado  ao invés de recordar do mal que te fizeram, faz reconhecer a misericórdia que Deus teve na sua vida. Você dá graças a Deus por ter sobrevivido tal situação. A gratidão leva você a agradecer a Deus porque foi a  misericórdia dele que não te consumiu, ao invés de deixar que a ira dentro de você te consuma. A raiz de amargura exclui a pessoa da graça de Deus. “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos;” (Hb 12:15).
A gratidão abre a porta do perdão. A porta do perdão te leva ao caminho das novas oportunidades. Jesus disse que se nós não perdoamos aos nossos ofensores, Deus também não irá nos perdoar. Lembre-se que perdão é liberar o passado para que você alcance o futuro que Deus tem colocado na sua frente.
v   A gratidão valoriza mais o  SER do que o TER.  A gente corre o dia todo para teralguma coisa. Mas é preciso lembrar que mais importante do que ter alguma coisa,  precisamos antes  ser alguma coisa.  A gratidão nos faz olhar para o  que devemos  ser, não apenas para o que devemos ter.
Você não tem uma igreja, se você não é membro; igreja é a soma daquilo que os membros são. Você precisa ser amigo para ter amigos ao seu lado; Para ter o Espírito Santo, você precisa ser o templo do Espírito Santo; a igreja terá amor se você for umapessoa amorosa.
Tudo isso passa pela gratidão. A ganância de querer ter, gera angústia e ansiedade.  Aquilo que Deus me dá, me traz o reconhecimento de que eu preciso antes, ser. O ter, é conseqüência do ser.  Quantas pessoas tem duas ou três casas, dois ou três carros, mas quando são sozinhos, só existem tristezas e angústias no coração, que precisam de bebida para tirar a solidão. Pessoas que tem tudo o que queriam ter. Mas não tem nada do que deveriam ser.
O que eu sou? Sou filho de Deus, herdeiro com Cristo, sou embaixador do reino celestial, sou cidadão do céu, salvo, redimido, sou livre, sou escolhido, sou amado. O que eu sou, é verdadeiro, é eterno;  o que eu tenho é passageiro.  Tudo aquilo que a Bíblia diz que você é, você realmente é, neste corpo ou sem este corpo. Nesta vida ou na vida eterna.
Quando você reconhece quem você é,  não importa se está sozinho ou no meio da multidão; se está em tempo de festa ou em tempo de crise. Você sempre será grato e feliz por aquilo que é, não pelo que tem. Você não se contamina pelo que tem, nem pelo ambiente aonde  vive. A gratidão faz você se concentrar no ser. Não se contamina com a influência do que tem.
Conclusão.
Para viver essa vida de gratidão, você precisa deixar que a palavra de Cristo habite no seu coração. “Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus”. (I Ts 5:18). É a nossa união com Cristo que nos possibilita a termos um coração de gratidão. Essa união se fortalece através da meditação da palavra e da união de uns para com os outros.
“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros… cantando ao Senhor, com gratidão em vossos corações”.  (Col 3:16)
Se você  permitir  ser conduzido pela palavra de Deus, você saberá andar pelo caminho da gratidão e vai conhecer e poder da gratidão. Eu posso aprender a ser grato.  Gratidão é mais que uma questão de palavras, de um comportamento educado.  Não é uma questão apenas educação e disciplina, é uma questão de natureza. Uma natureza não precisa ser apresentada, ela simplesmente se manifesta, desde que seja oferecida oportunidade e condições para que  ela se manifeste. Mortifique a natureza antiga e dê oportunidade para que a nova natureza se manifeste em você. Gratidão está ligada a nova natureza que temos em Cristo.  Essa natureza já existe dentro do crente.
A gratidão envolve: sentimento – ação e atitude. Eu posso ter um ato (ação)  de gratidão, sem sentir gratidão. (Quando  obriga o filho a agradecer um presente que ele não gostou). Diante das pessoas, o importante é o ato de gratidão, a aparência. Mas diante de Deus o que importa é a  atitude.  Diante das pessoas, a gratidão é uma questão de educação. Mas diante de Deus, gratidão é uma questão de honra. Você está honrando a natureza sua e a dele que está em você.
Gratidão se aprende, começando com a atitude de gratidão. Descubra você mesmo, que a dádiva de Deus na sua vida é muito maior que a perda que qualquer perda que você teve. Em tudo dai graças, por que esta é a vontade de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CORAÇÃO DO HOMEM TRAÇA O CAMINHO, MAS O SENHOR LHE DIRIGE OS PASSOS.

PALAVRA DO DIA- O tempo favorável de DEUS!

A ORAÇÃO A CHAVE DA VITORIA.