Devocional 1 - O Fruto do Espírito
Nossa personalidade está sendo construída desde o momento da fecundação. Antes de nascermos já somos amados, rejeitados, estimulados e pensados.
Mesmo os que “nascem na igreja”, que é o meu caso, ao chegarem na fase da compreensão do evangelho, já vivenciaram emoções, desafetos, amores, ansiedades, frustrações, e uma boa ou má educação.
Quando uma pessoa se converte, ela não chega a Cristo sem histórias. Pelo contrário, chega com vícios de comportamento, com habilidades aprendidas, talentos exercitados, e às vezes com uma vida profissional e conjugal já estabelecida. Pode ter sido muito bem educada, ter excelentes conceitos e valores, possuir uma boa sociabilidade já instaurada, e ser muito capaz e inteligente.
Alguns chegam machucados, sem vínculos afetivos sadios, com práticas mundanas, com as emoções desestruturadas, com pensamentos viciados pelo mal, agressivos e sempre na defensiva. Muitos chegam com relacionamentos errôneos, com atitudes pecaminosas, com maus hábitos que julgavam serem corretos, com a vida sentimental esfacelada.
Quando o Espírito Santo entra na nossa vida, habitando e atuando em nosso ser, ele acende as lâmpadas da nossa compreensão natural e espiritual, nos enchendo com a presença de Deus — não somos mais vazios e não estamos mais sozinhos.
A partir do momento em que o Espírito Santo habita em nós, começa a nossa transformação, o nosso aperfeiçoamento pela graça divina. (1 Co 3.16; Rm 8.11; 1 Co 6.19). E o fato de o Espírito de Deus habitar em nós é a maior prova da misericórdia e graça divina para conosco. Quem somos nós para tamanho privilégio e honra?
Jamais conseguiremos uma alma equilibrada sem a ajuda divina. Nunca conseguiremos reformular nossa personalidade sem a ajuda do Espírito Santo. Mas sempre teremos o que tratar em nosso eu, sendo imitadores de Cristo. Para tanto, de modo a tratar nosso Eu, precisamos do Fruto do Espírito.
A expressão Fruto do Espírito é aplicada no singular, mas são múltiplos os seus aspectos, como um fruto com várias virtudes, facetas, ou partes internas. E precisamos aprender a frutificar todos os aspectos do Fruto, usando as sementes que o Espírito nos proporciona para frutificar para Deus. Ele quer colher nosso Fruto – que revela o poder de Deus na nossa vida, demonstra a ação e o domínio do Espírito Santo sobre a nossa personalidade, e nos torna mais parecidos com Deus, separando nos dessa geração corrupta em que vivemos
Deus quer tudo: caráter, temperamento e, o que nos é mais difícil, a nossa personalidade, o que realmente somos e temos. Ele quer nos moldar, tal como o oleiro trabalha e molda um novo vaso. Esse trabalho é individual, e Deus respeita nossa individualidade, pois sabe, melhor do que nós, como realmente somos. A mudança e a santidade só conseguimos com a ajuda do Espírito Santo, e com muita determinação e entrega total do nosso ser à Deus.
O Espírito Santo quer operar em nós a santificação, a partir da colheita do Fruto do Espírito em nossa vida. Você está pronto para frutificar?
'Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei . As coisas que a natureza humana produz são bem-conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus . Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! ' Gálatas 5:16-25 https://my.bible.com/bible/211/GAL.5.16-25
Comentários
Postar um comentário